GDD COMPLETO
(Game Design Document)
(Game Design Document)
As vezes pode ser difícil criar um game por conta das varias coisas a serem pensadas como personagens, mapas, mecânicas, e não temos tempo de implementar tudo de uma vez, por isso, a importância da criação de um bom GDD que vai demonstrar de forma simples e fácil qual é a ideia de nosso game.
Para isso, podemos seguir essas 10 dicas de como elaborar um GDD. Tente responder de forma simples e objetiva estas perguntas na elaboração do seu GDD:
Qual plataforma alvo? (Console, Mobile, Desktop)
Além de determinar a plataforma-alvo, é crucial considerar as especificidades de cada uma delas. Por exemplo, se estiver direcionado para dispositivos móveis, é importante levar em conta as restrições de hardware e o formato de tela. Para consoles, é necessário avaliar as exigências de desempenho e compatibilidade com os controles. Por fim, para desktop, é fundamental pensar na diversidade de configurações de hardware e sistemas operacionais. Lembre-se, quanto mais plataformas, mais potênciais compradores para seu jogo.
Qual seu publico alvo? (Quem é o seu persona para seu jogo)
Identificar a persona do seu jogo ajuda a definir aspectos-chave, como o estilo artístico, a complexidade do jogo e a linguagem utilizada na narrativa. Além disso, entender o perfil demográfico do seu público-alvo, como seus interesses e preferências, é essencial para garantir uma experiência envolvente e relevante.
Qual é a idade do publico alvo?
Ao conhecer a faixa etária do seu público-alvo, você pode adaptar o conteúdo do jogo de acordo com as suas necessidades e expectativas. Por exemplo, para um público mais jovem, é importante manter o conteúdo apropriado e oferecer uma curva de aprendizado gradual, enquanto para um público mais maduro, é possível explorar temas mais complexos e desafios mais intensos.
Quanto tempo até o lançamento?
O prazo até o lançamento é crucial para o planejamento e execução de todas as etapas do desenvolvimento do jogo. É importante estabelecer marcos e metas realistas para garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo previsto. Além disso, o tempo até o lançamento também influencia a estratégia de marketing e promoção do jogo, permitindo que você planeje campanhas e eventos com antecedência para gerar entusiasmo e interesse entre os jogadores.
Qual é o conceito do seu jogo?
O conceito do jogo é a essência que define sua identidade e propósito. Isso pode incluir elementos como gênero, mecânicas principais, temática e estilo visual. Ao estabelecer o conceito do jogo de forma clara e concisa, você estará fornecendo uma direção clara para o desenvolvimento e ajudando a transmitir a visão do jogo para toda a equipe. Se eswtiiver sosinho, isso o ajudará a continuar nos trilhos no decorrer do desenvouvimento.
Seu jogo tem história? Inclua alguns parágrafos curtos sobre a história (começo, meio e fim ou pelo menos um suspense do que ele se trata)
A história é uma parte fundamental para envolver os jogadores e criar uma experiência imersiva. Ela pode seguir desde um enredo linear até ramificações complexas, dependendo do tipo de jogo. Ao desenvolver a história do jogo, é importante criar personagens cativantes, um mundo rico e eventos significativos que impulsionem a narrativa e motivem os jogadores a progredir. Mas lembre-se, ntem todo jogo precisa de história.
Como é o cenário do jogo? como os personagens e o conflito afetam o cenário ou o ambiente do jogo?
O cenário do jogo desempenha um papel crucial na criação de atmosfera e na imersão dos jogadores no mundo do jogo. Ele pode variar desde ambientes realistas até mundos fantásticos, cada um com sua própria estética e características únicas. Além disso, os personagens e o conflito podem influenciar diretamente o cenário, alterando paisagens, estruturas e até mesmo a atmosfera do jogo conforme a história avança.
Descreva a jogabilidade para dar uma breve ideia do fluxo do jogo.
A jogabilidade define a interação entre o jogador e o jogo, incluindo mecânicas, controles e objetivos. Ela pode variar desde ação frenética até puzzles complexos, dependendo do tipo de jogo e do público-alvo. Descrever a jogabilidade ajuda a transmitir a experiência que os jogadores terão ao jogar o jogo, permitindo que eles entendam o fluxo geral do jogo e se engajem com suas mecânicas principais.
Que tipo de jogo é? Como o jogador se envolve?
Nesta seção, você descreverá o tipo fundamental do jogo, como se trata de um jogo de ação, estratégia, aventura, etc. Descreva também como o jogador interage com o jogo, seja através de controles tradicionais, controles de movimento, ou até mesmo interações com dispositivos externos, como VR ou sensores de movimento.
Que gênero ele é? (corrida, fps, plataforma, e assim por diante)
Identificar o gênero do jogo é crucial para comunicar sua proposta para a equipe de desenvolvimento e para o público-alvo. Seja claro se o jogo é um RPG, FPS, plataforma, puzzle, simulador, entre outros.
Como é a sequência de jogo? (é de Níveis? Rodadas? Capítulos de história?)
Descreva como a progressão do jogo é estruturada. Isso pode incluir níveis lineares, mundo aberto, missões, rodadas em partidas multiplayer, ou capítulos de uma história. Detalhe como o jogador avança no jogo e o que é necessário para progredir.
Se houver várias mini games, liste-os pelo nome e de uma breve descrição.
Se o jogo incluir mini games, enumere-as e forneça uma breve descrição de cada uma. Isso ajuda a equipe a entender a variedade de experiências que o jogo oferece e como elas se integram à jogabilidade principal.
Se há situações legais especificas do jogo, liste-os com uma descrição geral do conceito que devem ser incluído.
Identifique situações únicas no jogo que proporcionam momentos memoráveis ou desafios distintos. Isso pode incluir eventos especiais, batalhas contra chefes, quebra-cabeças complexos, entre outros.
Pra essa parte, pode ser uteis a inclusão de diagramas para ilustrar os conceitos do jogo.
Incluir diagramas e ilustrações pode ajudar a visualizar conceitos de jogabilidade de forma mais clara. Por exemplo, diagramas de níveis, esboços de mecânicas de jogo, mapas de mundo aberto, entre outros.
Que características de jogo são únicos de seu game, e quais recursos do hardware da plataforma podem ser incluídos?
Descreva quais características do jogo o tornam único em relação a outros jogos do mesmo gênero. Além disso, identifique recursos específicos do hardware da plataforma em que o jogo será lançado e como eles podem ser aproveitados para melhorar a experiência do jogador.
Como é que o jogador cresce quando os desafios aumentam?
O fluxo do jogo deve garantir que o jogador tenha uma curva de aprendizado que acompanhe o aumento da dificuldade. Isso pode ser feito introduzindo gradualmente novos elementos de jogabilidade, aumentando a complexidade dos quebra-cabeças, inimigos mais difíceis, entre outros. À medida que o jogador progride e enfrenta desafios mais difíceis, ele deve adquirir habilidades e conhecimentos que o ajudem a superar esses obstáculos.
Como isso se amarra na história?
O crescimento do jogador pode ser integrado à narrativa do jogo de várias maneiras. Por exemplo, à medida que o jogador avança na história, ele pode desbloquear novas habilidades ou itens que são relevantes para o enredo. Além disso, os desafios que o jogador enfrenta podem refletir os obstáculos que os personagens enfrentam na história, criando uma conexão entre a jogabilidade e a narrativa.
Como o sistema funciona? (O jogador ganha pontos de experiência, dinheiro, pontuação, colecionável...)
Descreva como o sistema de progressão do jogador funciona. Isso pode incluir a forma como o jogador ganha pontos de experiência, dinheiro, pontuação, colecionáveis, entre outros. Especifique como esses elementos são obtidos durante o jogo e como podem ser usados para melhorar o progresso do jogador.
O que o jogador ganha à medida que cresce? (novas habilidades, armas, movimentos adicionais, destraváveis...)
À medida que o jogador progride e enfrenta desafios, ele deve ser recompensado com novas habilidades, armas, movimentos adicionais, itens colecionáveis ou conteúdos desbloqueáveis. Essas recompensas não apenas incentivam o jogador a continuar jogando, mas também enriquecem a experiência do jogo, oferecendo novas maneiras de interagir com o mundo do jogo e superar obstáculos.
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Qual é o mapeamento do controle? (Destaque alguns dos movimentos especiais)
Descreva detalhadamente como os controles são mapeados no jogo, destacando os movimentos especiais ou ações importantes. Por exemplo, se for um jogo de plataforma, você pode incluir o botão de salto, de ataque, de corrida, entre outros. Para um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS), pode-se incluir o botão de mira, de atirar, de recarregar, de trocar de arma, etc. É importante especificar como cada botão ou comando afeta a jogabilidade.
Movimentos especiais
Destaque os movimentos especiais que podem ser executados pelo jogador, se aplicável. Isso pode incluir habilidades únicas, ataques especiais, movimentos acrobáticos, entre outros. Descreva como esses movimentos são realizados no jogo e qual é o seu propósito.
Mostre uma imagem com a posição dos controle caso seja mobile.
Quando se trata de jogos mobile, pode ser útil incluir uma imagem ou diagrama mostrando a posição dos controles na tela do dispositivo. Isso ajuda a equipe de desenvolvimento a visualizar como os controles serão apresentados para o jogador e como eles podem interagir com eles durante o jogo. Essa imagem pode incluir botões virtuais na tela sensível ao toque, joystick virtual, ou qualquer outro tipo de controle específico para dispositivos móveis.
Como é que o Jogador navega na interface do jogo?
Descreva como o jogador navega pelas diferentes telas e menus do jogo. Isso pode incluir o uso de botões, gestos, controles de teclado/mouse, ou qualquer outro método de interação. Certifique-se de fornecer detalhes sobre como o jogador pode acessar diferentes seções do jogo, como menu principal, opções, inventário, loja, entre outros.
DICA: Não faça o jogador ter que atravessar mais de 3 menus para chegar em alguma função do game, deixe o mais prático e simples possivel.
A diversão pode ser invocada com as telas da interface?
Explique como as telas da interface podem contribuir para a diversão e imersão do jogador. Isso pode envolver elementos visuais atraentes, animações dinâmicas, feedback tátil (se aplicável), e interações responsivas que tornam a navegação pela interface do jogo uma experiência agradável e envolvente.
Que sons são usados nela?
Identifique quais sons são usados na interface do jogo para fornecer feedback ao jogador e criar uma atmosfera imersiva. Isso pode incluir sons de clique ao selecionar opções, efeitos sonoros ao navegar por menus, músicas de fundo para diferentes telas, entre outros. Certifique-se de escolher sons que complementem a experiência do jogo e não se tornem intrusivos ou irritantes.
Inclua um diagrama de fluxo simples de como o jogador irá navegar na interface.
Inclua um diagrama simples que ilustre como o jogador irá navegar pela interface do jogo. Este diagrama pode mostrar as diferentes telas e menus disponíveis, bem como as conexões entre elas e como o jogador pode acessá-las. Isso ajuda a equipe de desenvolvimento a visualizar a estrutura da interface e como ela será organizada para proporcionar uma experiência de usuário intuitiva.
Onde é o mundo/lugar do jogo?
Descreva onde o jogo se passa, seja em um mundo de fantasia, em uma cidade futurista, em uma floresta mágica, etc. Forneça detalhes sobre o cenário principal do jogo e como ele se relaciona com a história e a jogabilidade.
Que música/som ambiente é usada nesse mundo?
Identifique a música e os sons ambiente que serão usados no mundo do jogo para criar a atmosfera desejada. Isso pode incluir trilhas sonoras específicas para cada ambiente, sons da natureza, ruídos urbanos, entre outros.
Liste os ambientes que o jogador irá visitar com breves descrições.
Liste os diferentes ambientes que o jogador irá visitar durante o jogo, juntamente com breves descrições de cada um. Isso pode incluir locais como florestas, cavernas, cidades, desertos, calabouços, entre outros.
Como esses ambientes se amarram na história?
Explique como cada ambiente se relaciona com a história do jogo e contribui para o desenvolvimento da narrativa. Por exemplo, certos ambientes podem ser locais importantes para a progressão da história ou podem conter pistas e segredos relacionados ao enredo.
A diversão está sendo evocada em cada mundo?
Descreva como cada ambiente é projetado para evocar diversão e engajamento por parte do jogador. Isso pode incluir elementos de jogabilidade únicos, desafios específicos, personagens interessantes, entre outros.
Conexões e estrutura do mundo.
Explicite como os diferentes ambientes estão conectados entre si e se a estrutura do mundo do jogo é linear (com progressão direta de um ambiente para o próximo) ou em rede (com múltiplos caminhos e áreas opcionais).
Inclua um diagrama de fluxo simples de como o jogador navega pelo mundo.
Inclua um diagrama simples que ilustre como o jogador navega pelo mundo do jogo. Isso pode mostrar as conexões entre os diferentes ambientes, os caminhos que o jogador pode seguir e como ele pode explorar o mundo de forma não linear, se aplicável.
Se aplicável, que tipo de chefes ou inimigos encaram o jogador?
Identifique que tipo de chefes o jogador irá enfrentar ao longo do jogo. Isso pode incluir chefes finais de fase, chefes de níveis específicos ou encontros especiais. Descreva suas características, habilidades e como eles representam um desafio para o jogador.
Em quais ambientes que eles aparecem?
Especifique em quais ambientes os chefes ou inimigos aparecem. Isso pode variar de acordo com a temática do jogo e da narrativa, como cavernas escuras, arenas de batalha, ou salas de chefes em calabouços.
Como é que o jogador pode derrotá-los, e o quee é preciso para isso?
Explique como o jogador pode derrotar os chefes ou inimigos. Isso pode incluir identificar pontos fracos, utilizar habilidades específicas, desviar de ataques e lançar contra-ataques, ou resolver quebra-cabeças para enfraquecê-los.
Descreva o que o jogador precisa conseguir ou dominar para derrotar os chefes ou inimigos com sucesso. Isso pode envolver a coleta de itens especiais, ganho de habilidades específicas, ou compreensão de padrões de ataque e estratégias de combate.
Inimigos. Se aplicável que tipo de inimigos encaram o jogador?
Liste os diferentes tipos de inimigos que o jogador encontrará ao longo do jogo. Descreva suas características, onde ficam, comportamentos e como representam diferentes desafios para o jogador.
Que tipo de ataques eles têm?
Destaque os tipos de ataques que os inimigos têm à sua disposição. Isso pode incluir ataques físicos, ataques à distância, magias ou habilidades especiais. Descreva como o jogador pode evitar ou contra-atacar esses ataques.
Descreva a inteligência artificial do inimigo. O que os torna únicos?
Descreva a inteligência artificial dos inimigos, o que os torna únicos e desafiadores. Isso pode incluir comportamentos de busca, estratégias de ataque, reações a diferentes situações no jogo, entre outros. Explique como a IA dos inimigos contribui para a experiência de jogo e como eles se adaptam ao estilo de jogo do jogador.
Quais são as mecânicas de jogo?
Liste as principais mecânicas de jogo que serão utilizadas pelo jogador. Isso pode incluir mecânicas de movimento, combate, resolução de quebra-cabeças, interações com o ambiente, entre outros.
Que mecânica única está no jogo?
Destaque uma mecânica única que diferencia o jogo de outros do mesmo gênero. Isso pode ser uma habilidade especial, um sistema de combate inovador, um elemento de jogabilidade único, etc.
Como essas mecanicas se relacionam com as ações do jogador?
Explique como as mecânicas de jogo se relacionam com as ações do jogador e como elas são incorporadas à jogabilidade. Descreva como o jogador utiliza essas mecânicas para progredir no jogo, resolver desafios e alcançar seus objetivos.
Como eles vão ser usados no ambiente?
Descreva como as mecânicas de jogo serão utilizadas no ambiente do jogo. Isso pode incluir interações com objetos do cenário, superação de obstáculos, manipulação de elementos ambientais, entre outros.
Se aplicável, que tipo de poderes/colecionáveis o jogador pode coletar?
Se houver poderes ou colecionáveis que o jogador pode coletar, liste-os e descreva suas características. Isso pode incluir habilidades especiais, itens de cura, moedas, artefatos mágicos, entre outros.
Quais são os benefícios de recolhe-los?
Explique quais são os benefícios de coletar esses poderes ou colecionáveis. Isso pode incluir aumento de habilidades do jogador, acesso a áreas secretas, desbloqueio de conteúdo adicional, entre outros.
Eles podem ser usados para comprar itens ou habilidades e assim por diante?
Se os poderes ou colecionáveis podem ser usados para comprar itens ou habilidades, descreva como funciona esse sistema de compra e como os jogadores podem utilizá-lo para melhorar suas habilidades e equipamentos.
Quem é o personagem que o jogador controla? E quem são os NPCs?
Identifique quem é o personagem principal que o jogador controla e quem são os NPCs (Personagens Não Jogáveis) que ele encontrará ao longo do jogo. Descreva suas características, personalidades e papéis na história.
Quais são as suas historias?
Conte as histórias dos personagens principais e dos NPCs, incluindo seus passados, motivações e objetivos. Isso ajuda a equipe de desenvolvimento a entender melhor os personagens e a criar diálogos e interações mais autênticas.
O que eles podem fazer de único/especial para este jogo?
Destaque as habilidades únicas ou especiais de cada personagem que são relevantes para o jogo. Isso pode incluir habilidades de combate, habilidades de interação com o ambiente, poderes especiais, entre outros.
O jogador pode fazer vários tipos de atividades? (Dirigir, atirar, etc)
Explique as diferentes atividades que o jogador pode realizar com os personagens. Isso pode incluir dirigir veículos, realizar ataques especiais, resolver quebra-cabeças, interagir com NPCs, entre outras ações.
Se aplicável, o jogador pode mudar de personagem ou aparência?
Se aplicável, descreva se o jogador pode mudar de personagem durante o jogo e se existem opções de personalização de aparência. Isso pode incluir a possibilidade de alternar entre diferentes personagens com habilidades únicas ou personalizar a aparência do personagem principal.
Como as cenas vão ser apresentadas?
Descreva como as cutscenes serão apresentadas ao jogador. Isso pode incluir o uso de sequências pré-renderizadas, animações em tempo real, diálogos entre personagens durante o jogo, entre outros métodos.
Quando eles aparecem entre os níveis?
Especifique quando as cutscenes serão exibidas entre os níveis ou fases do jogo. Por exemplo, elas podem aparecer no início ou no final de cada nível, antes de chefes, durante eventos importantes da história, etc.
Qual o formato que eles foram criados? (Em game? CGI? Em Flash? Show de marionetes?)
Identifique o formato em que as cutscenes foram criadas, seja in-game (dentro do próprio motor do jogo), em CGI (computação gráfica), em Flash (animação vetorial), utilizando atores reais, entre outros.
Qual o material que o jogador será capaz de desbloquear?
Liste o material que o jogador será capaz de desbloquear ao longo do jogo. Isso pode incluir artes conceituais, músicas, vídeos dos bastidores, trajes ou skins para personagens, entre outros itens de bônus.
Que incentivo há para o jogador jogar novamente? (New Game Plus? Outras Campanhas?)
Descreva os incentivos que serão oferecidos aos jogadores para incentivá-los a jogar novamente. Isso pode incluir o modo "New Game Plus" (onde o jogador reinicia o jogo com benefícios adicionais), desbloqueio de conteúdo extra, conquistas ou troféus, entre outros.
Que outros jogos serão seus concorrentes no momento do lançamento no mercado?
Identifique outros jogos que serão concorrentes diretos no momento do lançamento no mercado. Isso ajuda a equipe de desenvolvimento a entender o cenário competitivo e a planejar estratégias de marketing e diferenciação.