Ativando o intellisense no Unity - Auto Completar
Dicas Unity #3
Dicas Unity #3
Todo programador precisa de um Auto Completar, mas as vezes pode ser difícil fazê-lo funcionar no Unity, seja por alguma configuração, ou porquê simplesmente não funciona.
E se você apareceu por aqui nesta página, com certeza está tendo o mesmo problema que eu ja tive algumas vezes ao abrir um novo projeto, então se acomode, e vamos tentar corrigi-lo. Mas antes de tudo, lembre-se que você deve estar com sua IDE fechado (Seja ele o Visual Studio, Visual Studio Code, Jetbrains Rider, ou algum outro)
Antes de Tudo, abra o Unity e Verifique se você tem os pacotes da IDE que você pretende usar, seja ele Visual Studio, Visual Studio Code ou Rider instalado no Projeto.
Você consegue ver isso pela aba Window > Package Manager
O Unity normalmente ja vem instalado com o pacote do Visual Studio, mas não o do VSCode, como você pode ver abaixo, eu ja instalei no meu projeto o pacote do VSCode pois ele não é instalado junto do Unity.
Agora com o pacote devidamente instalado. Vamos configurá-lo pro Unity. Pra isso você deve ir na aba de Preferences:
Edit > Preferences > External Tools
Aqui podemos configurar quem vai abrir nossos códigos cridos no Unity. E olha só, no meu caso ninguém está definido.
Mas como configuramos a instalação do pacote, agora vai aparecer pra gente os 2 pacotes que instalamos no projeto, o Visual Studio e o Visual Studio Code.
No meu caso, ele conseguiu identificar até mesmo o novo Visual Studio 2022 instalado no meu Computador. Então basta selecionar a IDE que você pretende usar.
Com o Unity ja configurado, vamos agora configurar agora as nossas IDEs
Pra configura o Visual Studio Code é bem tranquilo.
Primeiro abra o Visual Studio Code, e com ele ja aberto, siga pra aba de extensões, e baixe a Extensão chamada Debugger for Unity.
Essa extensão é quem vai fazer a ligação entre o Visual Studio Code e o Unity.
Após instalar, basta abrir seu Script no Unity com o Visual Studio Code, ele inicialmente vai criar todos os .CSPROJ necessários para você já conseguir usar o intellisense:
Pra trabalhar com o Visual Studio no Unity, segue a mesma ideia, mas vamos baixar um pacote complementar do Visual Studio.
Pra isso, acesse o Visual Studio Installer em seu computador, nele você vai escolher sua versão do Visual Studio e vai clicar em Modificar.
Ele vai abrir varias extensões do Visual Studio, mas a gente está interessado na que diz "Desenvolvimento de Jogos com o Unity"
Na direita da tela você pode desmarcar a instalação do Unity HUB se preferir, e após isso basta instalar.
Pronto, com essa extensão instalada, basta ir no Unity, abrir seu Script e ver seu intellisense funcionando corretamente.
Mas diferente do Visual Studio, pode ser que não funcione de primeira, então, você pode tentar voltar na aba de Preferences e clicar no botão chamado Regenerate Project Files, que assim, o Visual Studio vai criar um novo registro de tudo que tem no seu projeto e fazer referência as classes internas do Unity.
Espero que tenha gostado da dica dessa semana
Até a próxima