Desempenho Consistente
Dicas Unity #4
Dicas Unity #4
Ter um desempenho consistente em um jogo é de extrema importância, mas, e quando queremos atingir um determinado FPS? Como podemos deixar o frametime consistente?
Bem, pra isso existe uma fórmula simples que pode nos ajudar muito:
1000 / (Taxa de Quadros Desejado) = (Milissegundos Necessários...)
Essa fórmula nos ajuda a definir uma boa taxa de quadros consistente para um bom FPS... mas como ela funciona exatamente?
É bem simples, Pegue por exemplo um jogo em que aparentemente roda a 30 FPS. Seu jogo pode estar rodando a 30 FPS, mas pode não estar estável.
Então, para que o jogo tenha uma taxa de quadros consistente, devemos aplicar esses 30 frames na fórmula...
Com isso temos:
1000 / 30 = 16,6 milissegundos
Observe que 16,6 deve ser o máximo de tempo que um frame deve demorar para ser renderizado. Caso seja maior, significa que seu jogo consome muito recursos naquele frame, e portanto você deve verificar o que aquele frame tem de incomum que pode estar gerando uma perda de performance.